segunda-feira, janeiro 24, 2005

Efeito Borboleta

Cada minuto, uma escolha. Apenas a decisão de estar acordado ou não já toma um rumo diferente do que poderia ter sido. Cada escolha, cada minuto, é o que determina o futuro da vida, e dessa forma, cada possibilidade representa um futuro provável, uma história diferente do futuro. Por menor que seja, por mais irrisória que possa parecer, cada escolha não representa apenas um efeito a curto prazo, como “saio do banho pra atender a droga do telefone?”. Talvez a mulher da minha vida estivesse na padaria no momento que eu fosse comprar pão (sem entrar em méritos do “mito do amor romântico”, é só um exemplo. Meio piegas... mas ainda sim só um exemplo), bravo porque o flamengo perdia de 3 a 0 pro Olaria e não queria mais saber de jogo nenhum. Se o flamengo estivesse ganhando o futuro seria completamente diferente... até meus filhos teriam outra cara!
O que já poderia ter sido? O que eu fiz de certo e de errado?

Mais interessante é a pergunta: e como será?
Nem sempre será assim, essa é a única verdade.

E se...

3 Comments:

At 24 de janeiro de 2005 às 22:17, Anonymous Anônimo said...

Oi Rafa,sou eu Alê...tava te devendo um post e pelo que vi escolhi o momento certo.. por motivos que não convém escrever aki seu texto só ampliou minhas reflexões... Vc tem talento em menino!!! :)
A verdade é que o que vale não é pensar no que teria sido se tivéssemos escolhido isso ou aquilo... o importante da vida é não permanecer na dúvida, escolher sempre, sob pressão ou não, e o mais importante é assumirmos as conseqüências de nossas escolhas...
Viajante????
Poxa quase escrevi um texto meu ahahahah
Beijaum...

 
At 29 de janeiro de 2005 às 17:37, Anonymous Anônimo said...

Fala Rafa, é o Dani, de São Paulo. O texto ta legal, mas eu acho que na verdade agente não tem escolha nenhuma. Todo o futuro foi pré determinado pelo primeiro evento que aconteceu no universo ( ou fora dele ) e que gerou oque conhecemos. Se você acredita em Deus, tudo foi pré determinado por ele. Isso porque todas nossas ações são resultados de como interpretamos o mundo e só utilizamos duas coisas para interpretar o que nos cerca: 1.Toda experiência que nós é passada e apreendida ( o que não é do nosso controle ) e 2.Como essa experiência é "entendida" pela nossa herança genêtica ( o que também não é do nosso controle ). Toda sua esolha se basea nisso e voce não tem controle algum sobre isso. Alias, ninguem tem. Por isso ninguem tem nenhuma escolha, todas nossas ações foram reações em cadeia do primeiro evento do universo. Não sei se deu pra entender oq eu estou querendo dizer. A questão é que não existe livre-arbítrio, porque tudo q fazemos está 100% condicionado por nossa herança biologica e por como ela entende tudo que aconteceu no mundo até hoje. Eu acho que a única maneira que uma pessoa poderia ter a oportunidade de realmente escolher seu futuro seria se, por um "milagre", e não por méritos tecnológicos, lhe fosse permitido enxergar o futuro. Ou seja, se fosse possivel a uma pessoa caminhar "pelo caminho de Deus". Aí sim, tendo visto o futuro por uma visão "divina" - e assim não estando condicionado nem um pouco por uma invenção tecnológica humana, oq não teria sido sua escolha e sim uma continuação da cadeia de pré determinações - ele teria a chance de escolher. Vai ver o filme Donnie Darko, que fala sobre isso, é muito bom.

 
At 16 de fevereiro de 2005 às 22:16, Anonymous Anônimo said...

Qualé RAFA NADA MAL... ateh que vc tem boas ideas... introspectivas, patológicas mas são boas...
Se vc quiser te mando umas pornografias... da minha vasta coleção para aumentar a rotatividade do seu blog...
HEHE Advinha quem é???? depois tu me fala abraço

 

Postar um comentário

<< Home